Diante do alto custo operacional suportado pelas empresas, se torna imprescindível o planejamento tributário estratégico. Entenda como funciona:
A carga tributária é um valor que incide sobre os negócios de uma empresa e que por isso, merece um cuidado especial dos gestores. Mesmo com todo o alerta de cuidado dentro do mercado, este é um tema que ainda passa despercebido dentro da gestão financeira de uma empresa e isso pode causar impactos negativos no crescimento empresarial. Sendo assim, dentro deste contexto, o planejamento tributário estratégico é o melhor caminho para não ter surpresas negativas no final do mês.
A questão toda é definir de que forma realizar este planejamento e o que considerar na hora de elaborar o documento.
O que é planejamento estratégico tributário?
O planejamento estratégico tributário é formulado de acordo com a estrutura de cada empresa, levando em consideração o formato e a área de atuação do negócio, os custos dos insumos e a estratégia de logística. É uma ferramenta de gestão financeira que ajuda a planejar o pagamento dos tributos, e reduzir de forma legal o valor da carga tributária.
No planejamento estratégico tributário, são definidos os caminhos a seguir, sempre pensando nos benefícios a longo prazo da sua empresa. Desta forma, o objetivo principal é projetar o negócio para o futuro, contribuindo para a definição de valor, missão e visão da empresa.
Durante o planejamento, é definido o tipo de regime tributário que será mais adequado para o enquadramento da empresa. Dentro deste contexto é preciso que seja feita a avaliação de algumas questões internas, como localização, capital disponível e ramo do negócio.
Durante a elaboração do Planejamento, deve-se definir algumas questões fundamentais, como onde a empresa está e onde quer chegar, quais são os valores que o negócio defende e qual é a visibilidade que a empresa busca. Desta forma irá conseguir adotar métodos estratégicos para implementar as mudanças necessárias para atingir seus objetivos.
Resumindo, o planejamento estratégico tributário é uma forma de gerir o pagamento dos custos com impostos das empresas, sempre buscando formas de reduzir seus gastos, de forma transparente e legal.
Importância do planejamento estratégico tributário
O processo de planejamento estratégico tributário, deve ser muito bem analisado e avaliado pelos gestores da empresa, a partir da definição de metas a serem alcançadas.
Como o cenário do mercado de negócios está cada vez mais competitivo, não há espaço para empresas que não tenham um planejamento bem elaborado, com uma estrutura que se sustente. O negócio, independente da área de atuação, que tenha em mente que qualquer caminho serve, que não tenha disciplina na sua conduta, com certeza terá grandes problemas financeiros.
Desta forma, o planejamento estratégico é uma metodologia para alcançar o objetivo traçado anteriormente, sempre através de decisões e ações tomadas em conjunto pelos gestores.
Primeiro é preciso entender qual a posição da empresa no mercado e qual a meta que pretende alcançar, em que determinado período de tempo e de que forma pretende chegar lá. Olhando do ponto de vista do mercado atual, bastante competitivo, com elevados custos de operação, além da enorme carga tributária, a situação se mostra bastante complexa.
Por isso é tão importante seguir o Planejamento Estratégico, isso resulta em sucesso, crescimento e continuidade dos negócios.
Quem pode fazer um planejamento adequado?
Para realizar um bom planejamento estratégico tributário, você precisa buscar profissionais especializados na área. Um profissional com conhecimento nas áreas contábeis e jurídicas, que possam analisar com profundidade o mercado em que a empresa está inserida. Ainda precisa ter conhecimento das formas de tributação possíveis para ela. Desta forma, tanto o gestor quanto o profissional contratado precisa saber que:
✅existem situações em que é possível obter créditos tributários para fazer a compensação;
✅há possibilidades de adiar o pagamento dos tributos até que se possa organizar o caixa;
✅conhecer as possibilidades de ter condições de optar pelo regime tributário mais econômico;
✅estar a par das mudanças de legislação e entender os impactos que isso pode causar para o mercado;
✅identificar e conhecer os incentivos fiscais concedidos pelos governos federal, estadual e municipal.
Com este conteúdo foi possível concluir que um bom planejamento estratégico tributário, anda ao lado dos resultados positivos que você busca para seu negócio. É uma importante ferramenta para a tomada de decisões mais acertadas, que resultam em vantagens em diversos aspectos administrativos e financeiros.
Se interessou por este conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais informações.